Dry Needling

A síndrome dolorosa miofascial é carac-terizada pela presença de pontos dolorosos denominados de pontos-gatilho, que se loca- lizam no músculo, fáscia muscular e tendões.

Pode afetar grupos musculares, ocasionando dor, diminuição da amplitude de movimento, fraqueza e fenômenos autonômicos , manifesta-se nas cefaleias tensionais, tendi- nite, dor na articulação temporo-mandibular e na dor lombar.

A dor miofascial é causa mais comum de dor crônica músculo-esquelética na prática médica. Seu diagnóstico varia entre 30 a 85% dos pacientes que se apresentam as clinicas de dor, sendo mais prevalente nas mulheres do que nos homens.

O agulhamento à seco do ponto-gatilho(trigger point dry needling) é um procedimento amplamente difundido e usado por fisioterapeutas ao redor do mundo como parte da prática clínica ou concomitante a outros métodos de terapia física.Caracteriza-se como um tratamento específico para a desativação do ponto-gatilho ,em que agulhas de acupuntura são inseridas na pele ou no músculo dos pacientes que apresentam a síndrome dolorosa miofascial.

Considerado um procedimento seguro dry needling tem mostrado resultados satisfatórios como medida analgésica e relaxamento muscular, preparando este músculo para intervenções terapêuticas direcionadas ao resgate gestual e postural, assim como treinamento de força e resistência muscular.

Não segue a filosofia chinesa dos meridianos, Yin e Yang, etc. Analgesia baseada em neurofisiologia da dor e Teoria da Comporta.

Contra-indicações para a realização da técnica se da aos pacientes que fazem uso constante de anticoagulantes ou que apresentem doenças infecciosas na pele.