Quiropraxia

Daniel David (DD) Palmer, fundador da quiropraxia, nasceu em Ontário, Canadá, em 1845, mudou-se para os Estados Unidos quando ele tinha 20 anos de idade. Ele passou os anos após a Guerra Civil realizando vários trabalhos como apicultor, professor, e mercearia proprietário, e tinha interesse nas diferentes filosofias de saúde em seu dia, como cura magnética, e espritismo.

Em 18 de setembro de 1895, DD Palmer tratou seu primeiro paciente, Harvey Lillard, que havia perdido a audição.

Pacientemente, Palmer conseguiu se comunicar com o homem, e soube que ele por quase toda vida teve uma boa audição. No entanto, em certo momento de sua vida, inclinando-se, e sentiu-se "pop" em suas costas. Quando ele se levantou, percebeu que não podia ouvir.

Palmer deduziu que os dois eventos, o barulho nas costas e a surdez, estavam ligados. Ele passou a mão cuidadosamente na espinha de Lillard e sentiu que uma das vértebras não estava em sua posição normal. Então Palmer a colocou na posição, utilizando o processo espinhoso como alavanca, e logo o homem podia ouvir como antes. Surgindo assim o primeiro ajuste vertebral.

Nos meses seguintes, outros pacientes vieram a Palmer, com todos os problemas imagináveis, incluindo a gripe, dor ciática, enxaquecas, problemas de estômago, epilepsia e problemas cardíacos. DD Palmer descobriu que cada uma dessas condições respondia bem aos ajustes que ele estava chamando de "tratamentos mão." Mais tarde, ele chamou de quiropraxia - das palavras gregas, keiros (mãos) e practos (feito por) Chiropractic – "prática pelas mãos". Muitas vezes surpreendido com a eficácia de seus ajustes, DD Palmer retornou aos seus estudos de anatomia e fisiologia para saber mais sobre a conexão vital entre a coluna e a saúde.

Nos dias de hoje a Quiropraxia é uma filosofia, uma ciência, uma arte e uma profissão que, através de ajustes, corrigimos disfunções articulares, removemos a interferência no sistema nervoso, e o corpo tem mais capacidade de auto-cura. A Quiropraxia adota o conceito de que todo organismo é provido de uma "inteligência inata", a qual pode ser traduzida como capacidade natural de cura. Todo controle das funções do organismo é realizado pelo sistema nervoso, que funciona como uma central de informações de onde partem e chegam "fios", levando e trazendo informações de todos os tipos.

A Subluxação é uma disfunção articular, onde pode ou não haver um mau posicionamento entre elas, mas sempre haverá uma alteração da sua faixa normal de movimento. É causados principalmente por um trauma ou micro traumas repetitivos e acumulados, somados a tensão ou encurtamento muscular. A Quiropraxia propõe a manutenção preventiva e o tratamento, ou seja, prevenir o desgaste excessivo, a perda

de eficiência e melhora da dor. Não deve ser considerado como mágica, é antes de tudo, uma abordagem científica para um problema do dia-dia.

As principais condições tratadas com Quiropaxia são:

Dores na coluna vertebral, dores de cabeça, dores e tensão muscular, dores articulares, restrições a movimentação, parestesia em membros (formigamento) na perna ou braço, ciatalgias (chamada de dor ciática pelos leigos, que é a dor na coxa ou na perna), cervicalgias (dor na nuca e região próxima), lombalgias (dor na região proximal ao quadril) entre outras.