Programa OC Postural

É um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de Fisioterapia Manual, mesa de descompressão dinâmica, Estabilização Vertebral e exercícios cinesioterapêuticos. Ele visa melhorar o grau de mobilidade músculo-articular e da movimentação das estruturas neurais, diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro.

É utilizado também o "Stabilizer", unidade pressórica que auxilia o treino de controle motor da musculatura profunda que se encontra inativa em pacientes com dores crônicas. Alem disso, são utilizadas outras ferramentas terapêuticas como bandagens funcionais rígidas e elásticas, muito importante para manter a estabilidade da coluna enquanto a musculatura não está ativa. Todas as técnicas do programa têm evidências cientifica.

Após o término das sessões previstas é fundamental buscar alternativas para manter os benefícios decorrentes do tratamento. Serão necessários estímulos freqüentes e graduais que garantam a integridade das estruturas músculo-esqueléticas envolvidas e previnam contra novas crises.

A opção eficiente e segura é um programa de exercícios físicos que preconiza alcançar um desenvolvimento do corpo de forma uniforme, objetivando uma melhora no condicionamento físico e mental com exercícios globais, isto é, que exigem um trabalho do corpo todo, melhorando sua consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio e força muscular.